top of page

Laserterapia: uma abordagem revolucionária para a intimidade feminina

Atualizado: 1 de mai. de 2023


Muitos distúrbios relacionados com a área íntima das mulheres são muitas vezes esquecidos e ignorados porque eles são percebidos como uma consequência inevitável de um processo fisiológico natural que ocorre como resultado de um parto ou menopausa, para o qual pode ser feito pouco ou nada. Sabe-se que essas patologias podem ter um impacto importante tanto no desconforto físico (dor, ardor, incontinência) e psicológica, causando impactos negativos sobre o relacionamento com sua parceria e a qualidade de vida em geral.


Não sofra calada!


Uma recente pesquisa mostrou que grande parte das mulheres apresentam algum desses distúrbios que tonam o sexo desconfortável, dolorido e algumas vezes até impossível. O mais alarmante é que 90% delas sofrem caladas, na maioria das vezes por vergonha de falar sobre o assunto e acabam não procurando uma solução. Isso é muito grave, pois além do desconforto, isso pode deixar a mulher estressada, com medo, tendo problemas no relacionamento e por fim se sentindo culpada pela situação. Consequentemente, a libido sexual também vai baixando, a harmonia entre os parceiros vai sumindo, e os lados físico e psicológico são fortemente afetados.


Indicações


O Laser oferece uma alternativa segura, rápida e minimamente invasiva para:

- frouxidão/flacidez vaginal

- atrofia da mucosa genital pós-menopausa

- perdas urinárias espontâneas (incontinência urinária)

- Dispareunia (dor e desconforto) devido ao trauma pós-parto

- Correção de alterações morfológicas vulvovaginais devido a fatores hereditários, gravidez ou envelhecimento natural





Vantagens do laser:


- É realizado em regime ambulatorial, ou seja, sem necessidade de hospitalização e sem anestesia infiltrativa (livre também de agulhas, ufa!)

- Em alguns casos é necessário utilizar anestesia tópica em forma de creme que deve ser aplicada na vagina e/ou vulva 30 minutos antes do procedimento

- O método não utiliza cortes e consequentemente, não provoca sangramentos. O resultado: nada de dor durante o procedimento.



Como funciona?


O laser atua diretamente sobre o epitélio estimulando a ativação metabólica dos fibroblastos e a biossíntese do colágeno, retardando e recuperando componentes extras matriciais e a água, espessura do tecido conjuntivo e epitélio, recuperando assim a elasticidade, trofismo, tônus e firmeza de quando era mais jovem. O volume natural das células epiteliais nas condições naturais para alimentação dos lactobacilos é restaurado; PH volta para níveis adequados. Desta forma, a mucosa regenerada restaura sua funcionalidade fisiológicas que tinha perdido.

Importante lembrar que é um método de tratamento não só curativo mas também preventivo. Com ele é possível retardar o processo do envelhecimento e preservando a funcionalidade da mucosa vaginal. Uma maneira simples e segura para todas as mulheres que querem recuperar sua saúde íntima e feminilidade.


A ponteira do laser é introduzida na vagina e libera energia de forma controlada em toda a parede vaginal. A sensibilidade é pequena, são necessárias duas a três sessões com intervalo quinzenal ou mensal para melhores respostas terapêuticas. A realização de apenas 2 sessões de 15 a 20 minutos proporciona uma resposta duradoura de cerca de 12 meses. A primeira sessão já se observa uma boa melhora, um resultado de cerca de 50%!





Sexualidade pós-parto


Muitas mulheres sofrem geralmente com problemas sexuais pós-parto, como a dispareunia devido à vaginite atrófica da lactação ou após trauma perineal. Consequentemente, a dor nas relações sexuais é o problema sexual mais comum nas puérperas e representa um problema físico e psicológico para muitas mulheres e seus parceiros. O Laser atua estimulando a produção de colágeno, melhorando a funcionalidade e restaurando o equilíbrio adequado das membranas e mucosas.

Aplicado dentro da mucosa vaginal usando uma ponteira específica, o laser promove a dilatação e umedecimento do tecido da região, aumentando a vascularização


Tive um parto normal e não sinto mais o prazer de antes. E agora?


Não se assuste! O problema é mais comum do que você pensa, mas graças à tecnologia isso pode ter solução.

Você pode estar com síndrome do relaxamento vaginal, comum em mulheres (normalmente depois da menopausa) que já fizeram parto normal ou que sofrem com atrofia dos músculos do períneo. E você não está sozinha, viu? Essa síndrome vem se tornando queixa comum nos consultórios já que é responsável por inadequação sexual e até mesmo pelas dificuldades de respostas orgásmica na mulher e no homem.



Como o Laser vai atuar?


Ele é aplicado no canal vaginal, não causa queimaduras e nem desconforto e proporciona uma rápida recuperação, promovendo aumento do colágeno e elastina, aumentando também a vascularização e sustentação vaginal. O resultado é a diminuição do diâmetro do canal e o aumento da percepção do preenchimento vaginal nas relações sexuais. Em trabalhos recentes publicados na Europa, os índices de satisfação entre os parceiros oscilam de 86% a 92%. Sim, a mulher é quem faz o tratamento, mas a excelente melhora do sexo vem para os dois. E essa novidade já existe aqui no Brasil. Seu prazer não pode esperar!




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page