O que é o DIU
O DIU, ou Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo altamente eficaz e de longa duração. Consiste em um pequeno dispositivo em forma de "T" ou "Y", feito de materiais seguros para o corpo. Ele atua prevenindo a gravidez de duas maneiras principais: alterando o ambiente uterino para dificultar a fertilização do óvulo e tornando o revestimento uterino menos receptivo à implantação do óvulo fertilizado.
Uma das vantagens do DIU é sua durabilidade, que pode variar de 5 a 10 anos, dependendo do tipo. Além disso, é um método contraceptivo de "colocar e esquecer", o que significa que não requer ações diárias, como pílulas, aumentando sua conveniência e adesão. O DIU pode ser uma excelente opção para mulheres que desejam uma contracepção eficaz e de longo prazo, e é reversível, permitindo a possibilidade de engravidar após sua remoção.
Quais são os tipos de DIU
DIU de Cobre
É um dos mais conhecidos. Suas principais características envolvem não conter hormônios e nenhum material alérgico ou tóxico para o organismo.
DIU de Prata
Também tem o cobre, mas combina e prevalece a prata, pois a união desses dois metais permite que o cobre não se fragmente no organismo e aumenta a eficácia do método.
DIU Mirena
A sua forma de combater gravidez é por meio do hormônio sintético, o levonorgestrel, que reveste esse DIU. Ele também diminui cólicas e fluxos menstruais.
DIU de Kyleena
Previne a gravidez pela liberação de levonorgestrel.
O que difere do anterior é o seu tamanho, que é um pouco menor, o que possibilita que ele seja usado por mulheres com útero pequeno.
Quer saber mais detalhes e realizar a inserção do DIU?
Conheça o nosso espaço
Aqui você encontra conforto, modernidade e bem-estar
Conheça a Dra. Helena Lapa
Dra. Helena Lapa, é médica Ginecologista e Obstetra, formada na Universidade Católica de Brasília, com residência médica pela SES-DF e sub-especialização em Colposcopia e Patologias do Trato Genital Inferior (Colo do Útero, Vagina e Vulva) pela CETRUS-SP.
Pós-Graduação em Ginecologia Integrativa e Funcional.
Membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).
Membro da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia.
Faz o acompanhamento ginecológico de suas pacientes, de forma humanizada, cuidadosa e respeitosa. Como profissional, busca atualizações continuamente, através de congressos, cursos e estudos.
CRMSP 221.722 / CRMDF 21.559 / RQE 19493